O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem por objetivo acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, durante todo o seu percurso escolar.
Os serviços do SPO serão disponibilizados, gratuitamente, aos alunos, por indicação do professor titular ou diretor de turma.
O SPO funciona, numa perspetiva de trabalho de equipa, em articulação com outras estruturas da escola, nomeadamente, com os órgãos de gestão, as estruturas de orientação educativa e outros serviços de apoio educativo.

São competências do SPO:
a) orientar escolar e profissionalmente os alunos;
b) intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, avaliação e orientação dos alunos, promovendo a cooperação com professores, pais e encarregados de educação, em articulação com os recursos da comunidade;
c) desenvolver atividades de formação e de articulação no desenvolvimento de projetos, bem como realizar e promover intervenção nas áreas da sua especialidade;
d) apoiar os professores na sua atividade docente e na prossecução de objetivos e estratégias comuns conducentes ao desenvolvimento global dos alunos;
e) promover ações de divulgação das ofertas formativas do colégio na comunidade escolar e educativa.

Apoios pedagógicos direcionados
O colégio disponibiliza um conjunto de apoios pedagógicos que vão ao encontro das necessidades dos alunos que, no seu percurso escolar, manifestem dificuldades de aprendizagem, de acompanhamento das aulas ou da realização das avaliações e que, em consequência, não alcancem o sucesso que, à partida, era esperado. A proposta de frequência destes apoios pode ser da iniciativa do SPO, dos diretores de turma ou dos encarregados de educação.

Áreas de intervenção
Os apoios pedagógicos são realizados por professores especializados, de acordo com as necessidades dos alunos e poderão ser direcionados para as seguintes áreas de intervenção:
a) Dificuldades Específicas da Aprendizagem (Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia);
b) Dificuldade na aprendizagem (Competências de estudo; Competências de sala de aula; Competências da escrita; Competências da leitura; Competências para a realização de avaliações);
c) Acompanhamento Pedagógico Individual (Hiperatividade e défice de concentração; Instabilidade do comportamento; Psicomotricidade).

Este serviço pode ser contatado diretamente através do endereço de email spo@ined.pt